Tummy Tuck | Mini Tummy Tuck

O abdômen é alvo de acúmulo de gordura, não apenas por fatores genéticos, mas principalmente por hábitos inadequados de vida como alimentação excessiva e sedentarismo.

No caso das mulheres a região é muito prejudicada esteticamente pela gravidez, ocorrendo a flacidez de pele, as estrias e o afastamento da musculatura abdominal. Para restaurar a harmonia do contorno corporal e reconstruir a anatomia das estruturas desta região, a abdominoplastia e suas variações é muitas vezes necessária.

TUMMY TUCK (ABDOMINOPLASTIA)

Para quem é indicada o tummy tuck e como funciona o procedimento?

O TUMMY TUCK também chamado de abdominoplastia é indicado quando ocorre grandes dobras de pele e afastamento (diástase) dos músculos retos abdominais.  É normalmente realizada através de uma incisão transversa logo acima dos pelos pubianos. O tamanho da incisão depende da quantidade de pele a ser removida e normalmente continua até próximo aos quadris, curvando-se levemente para cima. Procuramos sempre que possível, posicioná-la bem baixa, de modo que possa ser disfarçada pelas dobras naturais da pele nesta região e escondida parcialmente pelos pelos pubianos.

Através desta incisão, o cirurgião descola todo o abdome até o tórax, para que seja possível a retirada do excesso de pele e gordura e a mobilização das partes mais altas para uma nova posição mais baixa no abdome. O umbigo deve ser refeito e reposicionado na nova “pele” que ocupará a região de sua localização anatômica.

Através da incisão transversa e após este descolamento, o cirurgião costura (sutura) a musculatura abdominal, normalmente afastada pelo excessivo ganho de peso ou pela gravidez, novamente no centro do abdome, ao longo de uma linha central. Isto contribui para o cinturamento desejado pelas pacientes e para formar uma contenção maior para o conteúdo abdominal, sendo possível “firmar” o abdome. Ao final da cirurgia, drenos são colocados abaixo da pele para evitar coleções de líquido durante a recuperação.

MINI TUMMY TUCK (Mini Abdominoplastia/Mini Abdômen)

Como é o procedimento do mini tummy tuck?

Também chamada de mini abdominoplastia o procedimento é realizado quando o excesso de pele e de gordura são mais moderados, a abordagem cirúrgica pode ser resumida a uma retirada mais econômica dos tecidos excedentes. Neste caso, o umbigo pode ser mantido em sua posição, ou mesmo recolocado 2 cm abaixo de sua posição original, sem entretanto, haver a necessidade de cortes ao redor dele.

Através desta abordagem, também é possível realizar a plicatura (costura) dos músculos retos abdominais para a linha central do abdome, uma vez que hoje dispomos de instrumentos, técnicas cirúrgicas e fibras óticas que nos permitem descolar o abdome até suas regiões mais superiores, através de um pequeno e estreito túnel confeccionado para este fim. Na mini abdominoplastia os cortes são menores em relação aos cortes do TUMMY TUCK.