Tratamento para Queimaduras

As queimaduras podem acontecer por diversos agentes (líquidos quentes, corrente elétrica, contato com superfícies em temperaturas elevadas). A capacidade de suporte do cirurgião plástico junto a um paciente com dano por queimadura é bem amplo. As intervenções podem ser precoces, com necessidade de enxertia de pele e tratamento agudo de feridas, ou tardio, com correção de cicatrizes, retrações de pele com limitação funcional e melhorias estéticas.

Quais os tipos de tratamentos e qual é a finalidade de cada um?

 Tratamento agudo de feridas por queimadura

O paciente com queimadura grave recente necessita de suporte intenso de diversos profissionais da área da saúde. O  Cirurgião Plástico é fundamental para minimizar o dano aos tecidos superficias, especialmente à pele. Queimaduras profundas devem ser avaliadas de maneira precoce a fim de reestabelecer a funcionalidade e aprimorar o componente estético.

Correção de cicatrizes

Queimaduras possuem um grande potencial para geração de cicatrizes com aspecto estético pobre. É possível, com a avaliação correta, gerar um aprimoramento estético destas lesões.

Enxertos de pele

Enxertia consiste na retirada de pele de um local para adaptação em um outra área do corpo que necessita cobertura. Queimaduras graves podem ocasionar dano extenso à pele, necessitando a utilização de enxertos.

Correção de retrações

Áreas de articulação como  joelho, cotovelo, dedos das mãos, quando sofrer alguma queimadura, podem apresentar comprometimento da sua funcionalidade, necessitando cirurgias para liberação dessas restrições.