Rinoplastia

O que é a RINOPLASTIA?

Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial. A cirurgia do nariz também pode corrigir alguma dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.

Quais os benefícios desta cirurgia?

Devido ao posicionamento do nariz no centro da face, sua aparência é responsável por grande parte da harmonia facial. Alterações no seu formato e estrutura chamam a atenção para si e frequentemente geram desequilíbrios entre as várias unidades estéticas da face.  A rinoplastia visa restabelecer esse equilíbrio através de técnicas que vêm sendo aprimoradas ao longo do tempo e adaptadas à diferentes alterações apresentadas.

Quais alterações a rinoplastia pode corrigir?

  • O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais,
  • A largura do dorso nasal,
  • O perfil do nariz,
  • A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
  • Narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • Assimetria nasal e desvio.

O conceito atual da rinoplastia moderna, ao contrário do que ocorria há alguns anos, é justamente adequar o formato do nariz ao formato de cada face, respeitando características étnicas individuais e personalizando a cirurgia. Atualmente é possível reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, afinar ou alargar a ponta e as narinas, retificar o dorso e refinar os diferentes ângulos anatômicos.

Como funciona o pré operatório?

O princípio básico da rinoplastia moderna é a obtenção de um nariz funcional (que permita a função respiratória normal) e que esteja dentro de um contexto estético coerente com o restante da face. O esqueleto ósseo e as cartilagens que compõe o arcabouço osteocartilaginoso deve ser esculpido de modo a atingir o objetivo estético sem, entretanto, prejudicar a função respiratória. Para tanto, faz-se necessário, seguindo os princípios da rinoplastia moderna, utilizar enxertos de cartilagens, retirados do próprio nariz, orelha ou costela.

Antes da chegada ao bloco cirúrgico, um planejamento meticuloso da cirurgia, do formato que se pretende alcançar, de todos os pontos a serem trabalhados se fazem necessários. Para tanto, contamos com instrumentos computadorizados que nos permite aferir com maior precisão, formatos e ângulos que queremos atingir durante a cirurgia. Cada caso é estudado através de desenhos, fotografias em diferentes ângulos e softwares altamente complexos de simulação de resultados.

Quais os tipos de tratamento?

A rinoplastia pode ser realizada de forma “aberta” ou “fechada”, conforme a preferência do cirurgião e as características do nariz a ser operado. Outra divisão da rinoplastia moderna consiste na rinoplastia redutora e estruturada. Na primeira, as estruturas nasais são reduzidas em tamanho e um curativo é mantido até que a cicatrização se encarregue de manter as estruturas operadas em sua nova posição. Há alguns anos, quase todas as rinoplastias eram realizadas seguindo este conceito. Nos últimos anos, entretanto, surgiu o conceito da rinoplastia estruturada que nada mais é do que o ato de esculpir a pirâmide nasal através da confecção de enxertos de cartilagem. Tal estruturação confere sustentação ao novo nariz e melhora seu aspecto estético. A rinoplastia “estruturada” foi desenvolvida pelos renomados cirurgiões Jack P. Gunter e Dean Toriumi nos EUA.