Botox

O que é a TOXÍNA BOTULÍNICA (BOTOX)?

O “Botox” é uma substância produzida a partir de uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum. Apesar de ser utilizada em diversas áreas da medicina, sua maior aplicação atualmente, é para fins estéticos. Esta pode ser realizada no consultório médico após a aplicação de técnicas de anti-sepsia da pele e anestesia tópica. Sua popularidade se deve à sua eficiência enquanto material embelezador e a versatilidade e simplicidade na técnica de aplicação.

Assim, a toxina botulínica é sinônimo de beleza e bem estar, sendo hoje, o procedimento estético mais realizado no Brasil e no mundo.

Porque devo recorrer a esta técnica?

Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Como consequência dessas frequentes contrações, com o passar do tempo, a atividade destes músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão profundas, tais como as linhas da testa, os “pés-de-galinha” e os vincos entre as sobrancelhas.

Como é realizado o procedimento?

Administrada em doses bem pequenas diretamente nos músculos da face, a toxina botulínica tem a propriedade de relaxar a musculatura. Diminuindo a força de contração muscular, suaviza sulcos profundos e linhas do rosto, conferindo à face uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

Além disso, tem a propriedade de mudar ou realçar o formato das sobrancelhas, elevando levemente seu canto externo, o que confere um olhar mais rejuvenescido e mais atraente. As mais jovens também se beneficiam do “botox”, pois sua aplicação em pequenas doses tem também caráter preventivo, retardando o surgimento das primeiras rugas.

Assim, como se diminui a forca de contração da musculatura das expressões faciais, as rugas que provocamos involuntariamente no dia a dia, deixam de acontecer e a pele não fica marcada. Com os avanços nas técnicas de aplicação, hoje é possível um botox extremamente natural, sem que ocorra a paralisação completa da musculatura e o congelamento da expressão. A expressão facial ficará mais relaxada, mas de forma alguma, imóvel. O aspecto de “máscara” ou incapacidade de realizar expressões faciais é fruto da falta de bom senso e do exagero. Mas quando se utiliza uma técnica aperfeiçoada, o resultado é natural e objetiva realçar características agradáveis da face de cada paciente, sem modificar seus traços únicos e individuais.

Além das aplicações clássicas, as técnicas avançadas de aplicação de “botox” permitem suavizar rugas no pescoço, elevar os cantos da boca e definir melhor o contorno da mandíbula.

Os homens também podem recorrer a este procedimento?

O público masculino esta cada vez mais recorrendo a esta técnica com o objetivo de parecerem mais jovens de uma forma natural.

Qual a durabilidade do produto?

Os efeitos terapêuticos iniciais tornam-se visíveis entre 48-72 horas após o tratamento, sendo sua durabilidade total de aproximadamente 6 meses. É importante esclarecer aqui que quanto maior a quantidade de material utilizado, maior a durabilidade da ação do “botox”, mas também, maior o efeito “artificial”.

Portanto, usando uma quantidade menor, obtemos um resultado mais natural que é, sem dúvida, a tendência mais atual. No caso de rugas mais profundas, o procedimento não é capaz de remover completamente uma ruga na 1ª aplicação, mas sim de atenuá-la garantindo melhores resultados com as aplicações subsequentes.